Casos Clínicos

Cirurgia Plástica Periodontal na Diminuição do Sorriso Gengival

30/07/10 16:13

É sensível o aumento da procura por tratamentos estéticos na odontologia. Esse contexto é indiscutível dentro de especialidades como ortodontia, dentística, reabilitação oral e periodontia. As três primeiras exercem papel fundamental na estética dental. No entanto, a estética do sorriso não depende apenas de dentes bonitos e bem posicionados, é necessária uma relação adequada entre dentes e tecidos moles.
A periodontia, através das cirurgias plásticas, tem meios para se obter tecidos moles que transmitam um aspecto de saúde aliado a contornos proporcionais e harmoniosos com os dentes.
No caso clínico a seguir, a paciente tinha como queixa principal o tamanho dos dentes e o sorriso gengival (figuras 1 e 2). Após exames clínicos e radiográficos verificamos, através de sondagem trans-gengival, que a crista óssea alveolar se localizava próxima a junção cemento/esmalte (JCE), o que levava ao recobrimento parcial da coroa, por gengiva, tornando os dentes curtos e acentuando o sorriso gengival.
Foi realizada uma moldagem pré-cirúrgica para a confecção de uma placa de acetato, que serviu de guia cirúrgica a partir do mapeamento e planejamento cirúrgico feito no modelo de gesso (figura 3).
Com a paciente anestesia a placa foi posicionada para demarcação da posição ideal das incisões (figura 4). Foram, então, realizadas incisões em bisel interno e elevado um retalho total. Dessa forma verificamos a localização da crista óssea próxima à JCE (figura 5). Realizamos as osteotomias e osteoplastias até 3mm da JCE, respeitando as distâncias biológicas(figura 6), e suturamos as papilas com suturas simples interrompidas com fio de Nylon 5-0(figura 7) posicionando as margens gengivais no nível determinado pela placa guia.
No pós-cirúrgico de 3 meses podemos verificar o aumento da coroa clínica dos dentes(figura 8) e a diminuição do sorriso gengival(figura 9).

PROF. Dr. José Henrique Villaça

Leia outros casos

Escola Odonto: Rua Padre Francis Cletus Cox, 530 - Jd. Country Club
Poços de Caldas MG - Fone (035) 3722-1747 | Desenvolvido por Agência Cervantes |
Adaptado por ID Sistemas Digitais.